Pular para o conteúdo principal

QUESTÕES DE CONCURSO

     Prezados leitores,

  Abaixo colocarei questões de concurso para que vocês possam exercitar o que já aprenderam. Inicialmente, não colocarei o gabarito, mas, em uma outra postagem, vocês terão as respostas para que possam verificar o número de questões que acertaram. O primeiro texto é o mesmo colocado na última postagem com outras questões. Dessa forma, você, caro leitor, poderá dar sequência às questões restantes de interpretação/intelecção textual. Espero que possam aproveitar tudo o que é colocado nesse blog!

Urbanização abala a saúde de moradores do interior da Amazônia

    Mesmo que aumente o conforto, as consequências do ingresso na vida moderna - com alimentos prontos, televisão, telefone e máquina de lavar roupa - não são nada boas para a saúde. Hilton Pereira da Silva, médico e antropólogo do Museu Nacional, encontrou uma taxa elevada de hipertensão arterial na população de três comunidades rurais do Pará que gradativamente deixaram o extrativismo e começaram a usar bens de consumo tipicamente urbanos.
    Aracampina, a maior comunidade estudada, localizada na ilha de Ituqui, às margens do rio Amazonas, tem cerca de 600 habitantes. Eram 460 há sete anos, quando Hilton Silva chegou lá pela primeira vez e notou que a vida mudava rapidamente - consequência da proximidade com Santarém, a quatro horas de barco. "Quando ocorre a transição para o estilo de vida moderno e urbano, a primeira mudança é a dieta", diz ele. "Aumenta o consumo de sal, de enlatados e de comida industrializada, cheia de produtos químicos".
   Nas primeiras vezes em que esteve lá, o pesquisador notou que os caboclos pescavam intensamente.          Completavam a alimentação com farinha de mandioca, frutas, feijão e milho. "Hoje os caboclos deixaram o extrativismo, trabalham na pesca industrial, para as madeireiras ou em fazendas e compram carne em conserva, açúcar, café e biscoitos", relata. "As mudanças na dieta estão causando uma mudança gradual na fisiologia do organismo, que leva à hipertensão".
    Ainda não há água encanada em Aracampina, mas os caboclos agora têm luz elétrica, graças ao gerador a diesel, fogão a gás, televisão ligada a bateria de carro e telefone que funciona por meio de rádio. Em consequência, houve uma redução da atividade física que ajuda a equilibrar a pressão arterial. "Por terem acesso a fogão de gás, não buscam mais lenha na mata, exemplifica Hilton Silva. "E já usam fralda descartável, que também reduz o trabalho das mulheres". Mas surgem outras fontes de estresse, como a necessidade de ganhar mais dinheiro para comprar comida, relógio, bicicletas e aparelho de som.

(Pesquisa, São Paulo. Fapesp, abril de 2003)
Extrativismo - atividade que consiste em extrair da natureza quaisquer produtos que possam ser cultivados para fins comerciais ou industriais.


    1 - Para os moradores de Aracampina, o processo de urbanização e modernização representou:

    A - (   ) uma menor produtividade da pesca e o acesso ao saneamento básico;
    B - (   ) o acesso ao saneamento básico e à instalação da rede elétrica;
    C - (   ) o acesso a novos meios de comunicação e um aumento na pressão arterial;
    D - (   ) um acréscimo nas atividades extrativas e um aumento de ansiedade;
    E - (   ) o abandono das atividades extrativas e a diminuição da pressão arterial.

    2 - As transformações fisiológicas ocorridas em moradores de Aracampina estão diretamente relacionadas:

    I - à significativa diminuição das atividades físicas, proporcionada pela modernização da vida cotidiana;
    II - a uma nova dieta, sobretudo ao consumo de alimentos industrializados;
    II - ao desiquilíbrio da pressão arterial, causado pelo esforço das atividades extrativas.

   Completa corretamento o enunciado APENAS o que está em:
   A - (   ) I
   B - (   ) II
   C - (   ) III
   D - (   ) I e II
   E - (   ) II e III


         Um espetáculo diário em minha casa

            Você já deve estar cansado de saber que a mídia é um poder à parte em nossa sociedade. Sabemos que todo dia a TV continua a hipnotizar as pessoas melhor que muitos hipnotizadores do mundo da mágica. Parece.que estamos olhando para um relógio que vai e volta e você permanece seguindo aquele movimento até ficar hipnotizado pelo "hipnotizador", ou poder da mídia, como preferir denominá-lo. Isso parece incrível, já que somos incapazes de viver sem um aparelho de TV, ou deixar de olhar um vídeo na internet.,
            Além disso, as notícias nos telejornais sobre política, saúde, drogas e violência são ilustradas, na maioria das vezes,como um show à parte pela mídia. A desgraça gera audiência pelo simples fato de que nosso ego buscar ver o outro indivíduo em uma situação pior que a nossa. É a velha história social, onde você tem que sentir-se melhor que o outro. Enfim, direi que eu estou melhor que muitos que aparecem na TV ou no jornal. Porque ninguém quer ser o bandido numa sociedade que procura sempre um mocinho e um herói diante de nossas cabeças.
               
          Esse espetáculo midiático é criado em grande parte no entretenimento, como programas de auditório, novelas e reality shows que vendem a imagem através das suas propagandas publicitárias de alto lucro. Usam do marketing, a chave para iludir uma população com excesso de informação, mas com pouco conhecimento. Consiste em uma face "mágica" dos meios sobre o telespectador, que sem perceber sofre uma influência que desenvolve o seu comportamento em sociedade.
(...)
             Em outras palavras, é a mídia que dita como devemos nos vestir, o que devemos comer e o que devemos fazer. Lembramos Guy Debord, autor francês que escreveu o livro A Sociedade do Espetáculo. Esse livro é uma crítica teórica sobre consumo, sociedade e capitalismo. Nele, Debord defende que somos dominados pela imagem e que existe um tipo de fetichismo em toda a mercadoria. Isso significa que a dominação da sociedade, por "coisas supra-sensíveis, embora sensíveis", se realiza absolutamente no espetáculo, onde o mundo sensível se encontra substituído por uma seleção de imagens que existem acima dele e que ao mesmo tempo se fazem reconhecer como o "sensível por excelência".
           Desta ideia, podemos chegar à conclusão de que a sociedade é deslumbrada pela imagem e as mídias ditam os produtos que você deve consumir. Ou seja, o que você deve fazer e o que você não deve fazer. Dessa maneira, a mídia desenvolve seu espetáculo, através de nossos pontos fracos ou nossos pontos s.ensiveis.

(FRANCHI, Diones in: Observatório da Imprensa - 28/05/11)


      3 - De acordo com o segundo parágrafo, o ego humano busca:

     A - (   ) verificar quantas pessoas sofrem no mundo, de modo a poder ajudá-las;
     B - (   ) determinar a razão para tamanha audiência quando o tema é a desgraça;
     C - (   ) mostrar que o mundo está mal, mas a tendência é a de que tudo melhore;
     D - (   ) descobrir que há pessoas no mundo em situações piores que a de si mesmo.


      4 - A leitura deste texto permite que o leitor depreenda a seguinte ideia em relação à televisão:

     A - (   ) influencia, mas o indivíduo é incapaz de perceber que é influenciado;
     B - (   ) manipula, mas o indivíduo luta vorazmente contra a influência midiática;
     C - (   ) não domina, pois o indivíduo observa que quem manda é a publicidade;
     D - (   ) não manipula, pois o indivíduo consciente e crítico percebe a dominação.

     5 - O uso de você, neste texto, produz, em termos estilísticos:
     A - (   ) estratégica inerente ao texto em foco, já que envolve as duas partes da enunciação;
     B - (   ) intimidade com o leitor, de maneira a inseri-lo na discussão existente no texto em análise;
     C - (   ) estratégia equivocada, por parte da autora, já que fere as regras de forma do gênero em foco;
     D - (   ) intimidade com o leitor, ainda que não seja este, certamente, o objetivo da autora  do texto em questão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EXERCÍCIOS SOBRE TIPOLOGIA TEXTUAL

     Prezados leitores do  blog,     Com o recomeço das aulas, o tempo para postagem diminuiu consideravelmente, mas estamos aqui para colocarmos alguns exercícios para que vocês possam fazer e, como de costume, em uma postagem futura, colocaremos o gabarito delas.  Bons estudos!      1 - Classifique os trechos abaixo. Marque:      (A) Narração      (B) Descrição      (C) Dissertação (   ) Ocorreu um pequeno incêndio na noite de ontem, em um apartamento de propriedade do Sr. marcos da Fonseca. No local, habitavam o proprietário, sua esposa e seus dois filhos. O fogo despontou em um dos quartos que, por sorte, ficava na frente do prédio. (   ) O mundo moderno caminha atualmente para sua própria destruição, pois tem havido inúmeros conflitos internacionais, o meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico e, além do mais, permanece o perigo de uma catástrofe nuclear. (   ) Qualquer pessoa que o visse, quer pessoalmente ou através de meios de comunica

EXERCÍCIOS SOBRE ELEMENTOS ENDOFÓRICOS E EXOFÓRICOS

Prezados leitores, Coloco abaixo algumas questões sobre elementos endofóricos que os ajudarão a apreenderem o conteúdo de nossa aula. Ei-las: 1 - Leia cada uma das frases abaixo e marque a que possui incorreta análise dos elementos endofóricos: A - (   )"A obrigação de sustentar a mulher cessa, para o marido, quando ela abandona sem justo motivo a habitação conjugal, e a esta recusa voltar". ESTA = função anafórica; B - (   ) "Salvo disposição especial deste código e não tendo sido ajustado na época para o pagamento, o credor pode exigi-la imediatamente". DESTE = função dêitica C - (   ) "Cabe ao juiz suprir a outorga da mulher, quando esta a denegue sem motivo justo, ou lhe seja impossível dá-la". ESTA = função dêitica; D - (   ) "As terras de que trata este artigo tradicionalmente são inalienáveis e indisponíveis, e os direitos sobre elas imprescritíveis". ESTE = função dêitica; E - (   ) "A cessão de crédito não vale

O USO DA PALAVRA "MESMO"

     Prezados estudantes e amigos,      Hoje desejo comentar o uso (já consagrado) da palavra "mesmo" na linguagem coloquial em expressões tais como: "antes de ligar o aparelho, verifique se o mesmo está na voltagem adequada".      A pergunta é: de acordo com a norma culta, o uso da palavra "mesmo" está adequado?      Antes de discutirmos o problema, é preciso entender que, no Brasil, o uso dessa palavra é muito comum, inclusive em se tratando de texto jurídicos (Petição Inicial, Relatório Jurídico etc). Assim, é importante que o estudante da Língua Portuguesa entenda que já está mais do que consagrado o uso desse termo de modo que ninguém (ou quase ninguém) sente algum suposto "erro" gramatical. De qualquer forma, o uso de "mesmo" é possível nos seguintes casos abaixo relacionados:      Na expressão "o mesmo" no sentido de "mesma coisa". Exemplo: Eu desejo o mesmo para você;      Quando for um pronome