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APRESENTAÇÃO E OBJETIVO DO BLOG

     Prezados estudantes,

     Sejam bem vindos!

    O objetivo principal deste blog é auxiliar os estudantes no aprendizado de nossa Língua Mater bem como ser uma ferramenta útil para aqueles que não têm condições de frequentar um curso preparatório.
    Temos percebido que, com o passar dos anos, o ensino da nossa Língua tem sido prejudicado e isto se deve a vários fatores que, se fossem explicados aqui, tirar-nos-iam do foco principal. Acrescenta-se a isso o fato de que esta disciplina é uma das que mais reprova em concurso público. Assim, é de fundamental importância o domínio dela em suas diversas modalidades.
    Talvez uma pergunta que possa surgir a partir do que foi colocado nessa nossa apresentação é: como um blog pode se chamar Português Fácil, se sabemos o quão difícil é essa matéria? Na verdade, não estamos aqui tentando propor uma vulgarização da Língua Portuguesa nem dizer que é fácil essa disciplina. O que queremos é explicá-la de tal forma que o estudante se sinta progredindo em seus estudos. Em outras palavras, fácil é a explicação que você terá, em primeira mão, para ser bem sucedido. Colocaremos, assim, algumas questões de concurso e as separaremos em dois blocos: exercícios comentados e questões de concurso. 
    Fundamentaremos, dessa forma, essa disciplina na interpretação e produção de textos. Sabemos que, em matéria de concurso, interpretar não é tão simples como alguns pensam. Não  basta apenas ser letrado; não basta saber ler. É necessário conhecer as técnicas que venham a auxiliar o estudante na interpretação de textos e, para tal, colocaremos algumas dicas para que você, caro estudante, consiga crescer em seus estudos.
    Esperamos que o nosso alvo seja alcançado em cada postagem colocada.

    Abraços fraternos,

Professor Rogério Brambila.

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EXERCÍCIOS SOBRE TIPOLOGIA TEXTUAL

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EXERCÍCIOS SOBRE ELEMENTOS ENDOFÓRICOS E EXOFÓRICOS

Prezados leitores, Coloco abaixo algumas questões sobre elementos endofóricos que os ajudarão a apreenderem o conteúdo de nossa aula. Ei-las: 1 - Leia cada uma das frases abaixo e marque a que possui incorreta análise dos elementos endofóricos: A - (   )"A obrigação de sustentar a mulher cessa, para o marido, quando ela abandona sem justo motivo a habitação conjugal, e a esta recusa voltar". ESTA = função anafórica; B - (   ) "Salvo disposição especial deste código e não tendo sido ajustado na época para o pagamento, o credor pode exigi-la imediatamente". DESTE = função dêitica C - (   ) "Cabe ao juiz suprir a outorga da mulher, quando esta a denegue sem motivo justo, ou lhe seja impossível dá-la". ESTA = função dêitica; D - (   ) "As terras de que trata este artigo tradicionalmente são inalienáveis e indisponíveis, e os direitos sobre elas imprescritíveis". ESTE = função dêitica; E - (   ) "A cessão de crédito não vale

O USO DA PALAVRA "MESMO"

     Prezados estudantes e amigos,      Hoje desejo comentar o uso (já consagrado) da palavra "mesmo" na linguagem coloquial em expressões tais como: "antes de ligar o aparelho, verifique se o mesmo está na voltagem adequada".      A pergunta é: de acordo com a norma culta, o uso da palavra "mesmo" está adequado?      Antes de discutirmos o problema, é preciso entender que, no Brasil, o uso dessa palavra é muito comum, inclusive em se tratando de texto jurídicos (Petição Inicial, Relatório Jurídico etc). Assim, é importante que o estudante da Língua Portuguesa entenda que já está mais do que consagrado o uso desse termo de modo que ninguém (ou quase ninguém) sente algum suposto "erro" gramatical. De qualquer forma, o uso de "mesmo" é possível nos seguintes casos abaixo relacionados:      Na expressão "o mesmo" no sentido de "mesma coisa". Exemplo: Eu desejo o mesmo para você;      Quando for um pronome