Pular para o conteúdo principal

TIPOS DE DISCURSO E QUESTÕES COMENTADAS

     Prezados leitores,

     Hoje falaremos sobre tipos de discursos e, a seguir, comentaremos questões envolvendo tipologia textual.

     Em um texto, poderemos encontrar vários tipos de discursos:


  1. discurso direto: a fala da personagem é reproduzida ao pé-da-letra. É demonstrada através de aspas ou travessões. Geralmente, encontramos a presença dos chamados verbos "dicendi" (disse, perguntou, afirmou etc);
  2. discurso indireto: o autor reproduz a fala da personagem com suas próprias palavras. É comum o uso da conjunção integrante que.
     Exemplo: Jesus disse que é o Caminho, a Verdade e a Vida.
   
      3. discurso indireto livre: a fala da personagem aparece no meio do texto, sem aspas, travessões ou dois-pontos, por isso é comum confundirmos a fala da personagem com o discurso do narrador.

     Questão comentada

     A CASA DA LEITURA DE CHICO MENDES

                                                             (Eliana Yunes)

     (1)  Pense num bairro de periferia, numa rua ainda de barro, numa pré-escola de terra batida, sob um teto de amianto que já foi abrigo de aves, mas imagine uma vizinhança de gente simpática, prestimosa, desejosa de novos horizontes na vida e você localiza em Rio Branco, no bairro Chico Mendes, uma rua Gregório Filho, cruzamento com a rua do Angico, onde foi inaugurada a segunda Casa de Leitura da Capital.
     (2) A Casa de Leitura Chico Mendes, cuidada como se fosse uma casa de encantamentos, tem cerca, canteiros verdes, goiabeiras e cupuaçuzeiro; a partir de hoje tem dez novas seringueiras que em quinze anos vão estar chovendo sementes no quintal, como hoje, ao do Theatro Helio Melo. Uma varanda aberta, acolhedora, envolve a casinha de madeira reformada, com cortinas de chita nas janelas e cadeira de vime ao lado das redes de balanço coloridas. Pepetas no beiral anunciam para a criançada que ali mora a liberdade de voar... com o pensamento!
    (3) No único salãozinho de leitura, uma roda central em tronco grosso de madeira pende como um candelabro, baixo, ao alcance das mãos e lhos ávidos, curiosos, remexendo o acervo dos livros expostos... Nos cantos, troncos naturais polidos e cortados sustentam outras coleções como mesas de apoio, enquanto os muito pequenos, sentados lado a lado em esteiras de palha de bananeira, rolam as páginas coloridas.
    (4) Na pirâmide de caixotes em que se guardam os livros, culmina uma miniatura da casa de Chico Mendes em Xapuri. Do outro lado sua foto, sorridente, vivo, dialoga com suas imagens do primeiro Prêmio Chico Mendes de Cultura. Uma sala com internet convida os jovens a outras leituras, com CDs, música e plástica.
     (5) Foi comovente acompanhar o hasteamento das bandeiras, por um senador da República, Tião Viana, pela presidente do Comitê Chico Mendes e pela diretora da Associação de Moradores, sob as vozes e batuque das crianças do Som da Floresta. O mate gelado corria sem pressa, e os vizinhos, convidados e imprensa se misturavam para ouvir histórias, receber a benção e acompanhar os brevíssimos discursos. Antes de começar a festa, os vizinhos já tinham tomado conta da Casa, na alegria deste sinal de vida nova...     (6) Esse exemplo de união pela cidadania deveria mover muitas vezes o poder público, o empresariado, os artistas e a comunidade para semear Casas de Leitura pelo Acre como seringueiras e castanheiras.


    1 - Assinale a alternativa que relacione corretamente os parágrafos à natureza textual predominante. Parágrafos: 2º/ 3º/ 4º/ 5º/ 6º.

     A - (   ) dissertativo/dissertativo/dissertativo/narrativo/descritivo;
     B - (   ) descritivo/descritivo/descritivo/narrativo/dissertativo;
     C - (   ) narrativo/dissertativo/descritivo/descritivo/narrativo;
     D - (   ) descritivo/narrativo/narrativo/descritivo/dissertativo;
     E - (   ) dissertativo/descritivo/narrativo/dissertativo/descritivo.

     Resposta comentada:

    O leitor precisa, primeiramente, estar atendo ao enunciado para não cometer equívocos. No enunciado, aparece a palavra predominante. Isso significa que o parágrafo pode ter mais de um tipo textual, porém, é o PREDOMINANTE que deve ser priorizado na resposta. E o que verificamos no segundo parágrafo como predominante? O descritivo! A todo o momento, a escritora faz menção do conteúdo da Casa, afirmando que ela possui cerca, canteiros verdes, que tem uma varanda acolhedora etc. Já podemos eliminar, dessa forma, as opções A, C e E. Restaram as opções B e D! Percebam que, com apenas uma análise textual, já temos 50% de chances de acertar a questão! Vamos continuar a análise...
    No terceiro parágrafo, você deverá perceber que a escritora continua a descrever a Casa. Afirma que há um único salãozinho com uma roda central em tronco grosso de madeira,que há troncos naturais polidos e cortados etc. Assim, o terceiro parágrafo é predominantemente DESCRITIVO! Eu já poderia descartar a leitura dos demais parágrafos, porque já sei qual é a resposta correta: a letra B! Isso faria com que eu ganhasse tempo e fosse interpretar as demais questões da prova. No entanto, para que eu tenha certeza de que estou certo com a análise que fiz até o momento, continuarei a interpretar as outras opções...
   No quarto parágrafo, percebemos que a escritora continua a descrever a Casa, pelas mesmas razões expostas nas opções anteriores, o que dispensa maiores comentários. Assim, esse parágrafo também é DESCRITIVO!
    No quinto parágrafo, a escritora começa a fazer o papel de narradora. Apesar do adjetivo comovente, que nos dá a ideia de que o texto tem um certo quê opinativo, a predominância é narrativa. Ela cita personagens envolvidas: um senador, uma diretora da Associação de Moradores, convidados, vizinhos etc. Por essa razão, percebemos que o enredo presente no parágrafo é  predominantemente NARRATIVO!
   O último parágrafo é opinativo. Quando a escritora diz que "esse exemplo de união pela cidadania deveria mover muitas vozes e o poder público...." ela está colocando a sua opinião sobre o acontecido.      Assim, uma vez que há opinião, podemos, sem dúvida, afirmar que o parágrafo é PREDOMINANTEMENTE DISSERTATIVO!
    Resposta: letra B!

   No próximo post, colocarei questões de concurso para que você, caro leitor, tente fazê-las e, como de costume, no blog seguinte, porei o gabarito delas.

     fraternos,

     Professor Rogério Brambila de Carvalho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EXERCÍCIOS SOBRE TIPOLOGIA TEXTUAL

     Prezados leitores do  blog,     Com o recomeço das aulas, o tempo para postagem diminuiu consideravelmente, mas estamos aqui para colocarmos alguns exercícios para que vocês possam fazer e, como de costume, em uma postagem futura, colocaremos o gabarito delas.  Bons estudos!      1 - Classifique os trechos abaixo. Marque:      (A) Narração      (B) Descrição      (C) Dissertação (   ) Ocorreu um pequeno incêndio na noite de ontem, em um apartamento de propriedade do Sr. marcos da Fonseca. No local, habitavam o proprietário, sua esposa e seus dois filhos. O fogo despontou em um dos quartos que, por sorte, ficava na frente do prédio. (   ) O mundo moderno caminha atualmente para sua própria destruição, pois tem havido inúmeros conflitos internacionais, o meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico e, além do mais, permanece o perigo de uma catástrofe nuclear. (   ) Qualquer pessoa que o visse, quer pessoalmente ou através de meios de comunica

EXERCÍCIOS SOBRE ELEMENTOS ENDOFÓRICOS E EXOFÓRICOS

Prezados leitores, Coloco abaixo algumas questões sobre elementos endofóricos que os ajudarão a apreenderem o conteúdo de nossa aula. Ei-las: 1 - Leia cada uma das frases abaixo e marque a que possui incorreta análise dos elementos endofóricos: A - (   )"A obrigação de sustentar a mulher cessa, para o marido, quando ela abandona sem justo motivo a habitação conjugal, e a esta recusa voltar". ESTA = função anafórica; B - (   ) "Salvo disposição especial deste código e não tendo sido ajustado na época para o pagamento, o credor pode exigi-la imediatamente". DESTE = função dêitica C - (   ) "Cabe ao juiz suprir a outorga da mulher, quando esta a denegue sem motivo justo, ou lhe seja impossível dá-la". ESTA = função dêitica; D - (   ) "As terras de que trata este artigo tradicionalmente são inalienáveis e indisponíveis, e os direitos sobre elas imprescritíveis". ESTE = função dêitica; E - (   ) "A cessão de crédito não vale

O USO DA PALAVRA "MESMO"

     Prezados estudantes e amigos,      Hoje desejo comentar o uso (já consagrado) da palavra "mesmo" na linguagem coloquial em expressões tais como: "antes de ligar o aparelho, verifique se o mesmo está na voltagem adequada".      A pergunta é: de acordo com a norma culta, o uso da palavra "mesmo" está adequado?      Antes de discutirmos o problema, é preciso entender que, no Brasil, o uso dessa palavra é muito comum, inclusive em se tratando de texto jurídicos (Petição Inicial, Relatório Jurídico etc). Assim, é importante que o estudante da Língua Portuguesa entenda que já está mais do que consagrado o uso desse termo de modo que ninguém (ou quase ninguém) sente algum suposto "erro" gramatical. De qualquer forma, o uso de "mesmo" é possível nos seguintes casos abaixo relacionados:      Na expressão "o mesmo" no sentido de "mesma coisa". Exemplo: Eu desejo o mesmo para você;      Quando for um pronome