Pular para o conteúdo principal

EXERCÍCIOS SOBRE CRASE


Olá, queridos estudantes. Estou de volta para trabalhar assuntos relacionados à nossa Língua. Coloquei dois vídeos tratando sobre um assunto de grande importância para quem pretende prestar concurso: o uso da crase. Como é quase certo que em todas as provas sempre cai alguma questão relacionada a esse tema, colocarei algumas questões abaixo para que vocês tentem resolver e, na próxima postagem, darei as respostas bem como as explicações de como chegamos a elas.Vocês deverão assistir aos vídeos e, depois, fazer os exercícios, ok? Divirtam-se!

1 – (PUC – SP ) – Refiro-me ___ atitudes de adultos que, na verdade, levam as moças ___ rebeldia insensata e _____ uma fuga também insensata.
O item que é conveniente para completar as lacunas acima:
A – (   ) às – à – à;            B – (   ) às – à – a;             C – (   ) às – a – à;
D – (   ) as – à –à;             E – (   ) as- à – a.

2 – (PUC – RS) – Anuiu ___ proposta, porque preferia conservar o cargo _____________entregá-lo _______ que ____________ postulavam.
A – (   ) à – do que – àqueles – o;
B – (   ) à – que – àqueles – lhe;
C – (   ) à – a – aqueles – o;
D – (   ) à – a – àqueles – o;
E – (   ) a – a – àqueles – o.

3 – (FUVEST) – De __________ muito, ele se desinteressou em chegar a ocupar cargo importante, ______ coisas mais simples na vida e que valem mais que a posse momentânea de certos postos de relevo _________ que tantos ambicionam por amor ___ ostentação.
A – (   ) a – há – à – à;
B – (   ) há – as – a – a;
C – (   ) há – há – a – à;
D – (   ) a – hão – a – à;
E – (   ) há – a –a –a.

4 – (MACK) – Apontar a alternativa cujos elementos completam corretamente o período que se segue:
“Quando Mário chegou ____ casa, pediu ____ mãe que lhe entregasse a chave; ela começou ___ procura-la na bolsa. Não estava. Devia tê-la dado ____ alguém.  Mas ___ quem? Talvez ___ tia Nastácia, que ___ cinco horas da tarde, se dirigia __ Paris.”
A – (   ) à – a – à – à – a – à – as – a;
B – (   ) a – à – a – a- a- à – às – a;
C – (   ) a – a –a – à – à – à – as – à;
D – (   ) à – à – à – a – à – a – às – à;
E – (   ) a – à – a – à – a – à – às – a.

5 – (FUVEST) – Assinale a frase gramaticalmente correta:
A – (   ) O papa caminhava à passo firme;
B – (   ) Dirigiu-se ao tribunal disposto à falar ao juiz;
C – (   ) Chegou à noite, precisamente as dez horas;
D – (   ) Esta é a casa à qual me referi ontem às pressas;
E – (   ) Ora aspirava a isto, ora aquilo, ora a nada.
6 – (FAAP) Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas:
Ficaram  frente __ frente, ___ se olharem, pensando no que dizer uma ___ outra.

A – (   ) à – à – a;              B – (   ) a – à – a;               C – (   ) a – a – à;
D – (   ) à – a – a;              E – (   ) à – a – à.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EXERCÍCIOS SOBRE TIPOLOGIA TEXTUAL

     Prezados leitores do  blog,     Com o recomeço das aulas, o tempo para postagem diminuiu consideravelmente, mas estamos aqui para colocarmos alguns exercícios para que vocês possam fazer e, como de costume, em uma postagem futura, colocaremos o gabarito delas.  Bons estudos!      1 - Classifique os trechos abaixo. Marque:      (A) Narração      (B) Descrição      (C) Dissertação (   ) Ocorreu um pequeno incêndio na noite de ontem, em um apartamento de propriedade do Sr. marcos da Fonseca. No local, habitavam o proprietário, sua esposa e seus dois filhos. O fogo despontou em um dos quartos que, por sorte, ficava na frente do prédio. (   ) O mundo moderno caminha atualmente para sua própria destruição, pois tem havido inúmeros conflitos internacionais, o meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico e, além do mais, permanece o perigo de uma catástrofe nuclear. (   ) Qualquer pessoa que o visse, quer pessoalmente ou através de meios de comunica

EXERCÍCIOS SOBRE ELEMENTOS ENDOFÓRICOS E EXOFÓRICOS

Prezados leitores, Coloco abaixo algumas questões sobre elementos endofóricos que os ajudarão a apreenderem o conteúdo de nossa aula. Ei-las: 1 - Leia cada uma das frases abaixo e marque a que possui incorreta análise dos elementos endofóricos: A - (   )"A obrigação de sustentar a mulher cessa, para o marido, quando ela abandona sem justo motivo a habitação conjugal, e a esta recusa voltar". ESTA = função anafórica; B - (   ) "Salvo disposição especial deste código e não tendo sido ajustado na época para o pagamento, o credor pode exigi-la imediatamente". DESTE = função dêitica C - (   ) "Cabe ao juiz suprir a outorga da mulher, quando esta a denegue sem motivo justo, ou lhe seja impossível dá-la". ESTA = função dêitica; D - (   ) "As terras de que trata este artigo tradicionalmente são inalienáveis e indisponíveis, e os direitos sobre elas imprescritíveis". ESTE = função dêitica; E - (   ) "A cessão de crédito não vale

O USO DA PALAVRA "MESMO"

     Prezados estudantes e amigos,      Hoje desejo comentar o uso (já consagrado) da palavra "mesmo" na linguagem coloquial em expressões tais como: "antes de ligar o aparelho, verifique se o mesmo está na voltagem adequada".      A pergunta é: de acordo com a norma culta, o uso da palavra "mesmo" está adequado?      Antes de discutirmos o problema, é preciso entender que, no Brasil, o uso dessa palavra é muito comum, inclusive em se tratando de texto jurídicos (Petição Inicial, Relatório Jurídico etc). Assim, é importante que o estudante da Língua Portuguesa entenda que já está mais do que consagrado o uso desse termo de modo que ninguém (ou quase ninguém) sente algum suposto "erro" gramatical. De qualquer forma, o uso de "mesmo" é possível nos seguintes casos abaixo relacionados:      Na expressão "o mesmo" no sentido de "mesma coisa". Exemplo: Eu desejo o mesmo para você;      Quando for um pronome